sábado, 5 de dezembro de 2009

Educação para os média

No seu livro "Educação para os média", publicado em 1998, o professor universitário e espcialista em estudos dos média, José Carlos Abrantes, afirma que a educação a este nível se trata do conjunto de respostas educativas perante o contacto da população com os próprios meios de comunicaçãi. O autor afirma também que estas respostas não se podem levar em consideração por si só, mas sim que é necessário ter em conta os contextos escolares e familiares. Segundo diversos estudos do Canadá e E.U.A: os média não são puros reflexos da realidade externa como é habitual ouvirmos, mas são sim sistemas simbólicos que necessitam de ter uma leitura activa. Isto é, a realidade não é apenas reflectida ou transmitida, é também produzida e construída pelos meios de comunicação. Nos últimos anos a presença maciça da televisao deu grande projecção às imagens e aos sons na construção de programas de educação para os média e como tal a educação passou assim a implicar uma componente de leitura de mensagens já produzidas por outros.
O autor afirma ainda que a educação para os média adquire uma dimensão prioritária e aglutinadora em relação aos novos saberes que batem à porta das escolas. Essas representações funcionam como instâncias organizadoras de emoções, de conhecimentos, de valores e de atitudes que obrigatoriamente se repercutem em todos os modos de aquisição do saber que dos alunos quer dos professores.

Logout, CMR

Sem comentários:

Enviar um comentário